Pin It
Faculdade

AINDA VALE A PENA FAZER FACULDADE?

Vale a pena fazer faculdade em 2019?

O que escrevo aqui não tem a pretensão, em nenhum momento, de desestimular ninguém a fazer uma faculdade.

São apenas reflexões que eu te convido a fazer junto comigo para saber se fazer um curso de graduação irá te ajudar.

Será que para você vale a pena fazer faculdade? Essa é a melhor alternativa para você, para os seus objetivos e para o momento em que você está vivendo?

 

Se você preferir pode acessar o conteúdo deste post no formato de vídeo clicando aqui.

 

PRIMEIRO PONTO

A faculdade não vai te ensinar a ganhar dinheiro.

O fato de você concluir a graduação e ter um diploma não significa que você terá a garantia de boa remuneração. As universidades de modo geral no Brasil não nos ensinam a ganhar dinheiro.

Se você observar na sua sociedade local ,vai encontrar diversos exemplos de pessoas que não possuem títulos acadêmicos notórios e possuem muito dinheiro. Assim como também terá diversos exemplos de pessoas que dispõem de diploma e enfrentam dificuldades financeiras.

O que te faz ganhar dinheiro é encontrar um ofício que te faça acordar todos os dias e executá-lo com amor, dedicação e buscando sempre se tornar o melhor naquilo a cada dia.

 

SEGUNDO PONTO

Se você voltar um pouquinho a suas aulas de história perceberá que na época medieval a riqueza estava nas mãos daqueles que possuíam terras. Na época da revolução industrial a riqueza estava nas mãos daqueles que possuíam indústrias. Hoje, no nosso século, a informação é o que atrai atenção das pessoas.

Tai a potência do GOOGLE para não nos deixar mentir. O que ele é? Um brutal buscador de informações. Inegavelmente os Youtubers nos ensinam e fornecem informação sobre quase tudo que você imaginar nessa vida. Da mesma forma temos os inúmeros cursos onlines cheios de conteúdos riquíssimos, os blogs e outras incontáveis fontes de informações.

Você já conseguiu entender para as mãos de quem a riqueza está migrando nesse século, não é mesmo?

A riqueza está nas mãos de quem tem a informação e sabe usá-la na hora e no momento certo.

Até porque, cada vez mais a validade dessa informação é reduzida e ela se torna obsoleta em um curtíssimo espaço de tempo.

Sendo assim eu te pergunto. Para obter informação, que nós já dissemos que é a riqueza da vez, eu preciso estar em uma cadeira de uma faculdade tradicional?

 

TERCEIRO PONTO

Para ser bem-sucedido você precisa trabalhar competências e habilidades.

Se você der um Google rápido e pesquisar quais são as habilidades e competências necessárias para um profissional ser bem-sucedido vai perceber que as respostas não são ensinadas em uma faculdade.

Para quem já participou de algum processo seletivo candidatando-se a alguma vaga de trabalho vai se lembrar das clássicas perguntinhas:

  • “Qual seu maior defeito?”
  • “Quais as suas qualidades?” 
  • “Cite seus pontos fracos e fortes”

Se você tiver um olhar um pouco mais crítico vai perceber que eles não estão primordialmente interessados nos seus conhecimentos acadêmicos, nas suas notas altas. Claro isso é válido mas não é o que separa os bem-sucedido dos mal-sucedidos.

O mercado, os clientes e a vida estão interessados também em outros atributos que não são desenvolvidos na faculdade, por exemplo: ter um bom relacionamento interpessoal, ser dedicado, comprometido, ter persistência, proatividade, habilidade de comunicação sabe trabalhar em equipe etc.

Faculdade ensina isso? Não. Por que? Porque a faculdade não te ensina a ser bem-sucedido. Como se aprende isso? Se AUTOCONHECENDO.

E isso não tem como ser uma disciplina da faculdade em que o professor te dá um serie de teorias, você decora, faz uma prova, tira sei lá…70%, 80%, 100% e pronto está aprovado. Agora você possui as habilidades e competências necessárias a um profissional bem-sucedido.

AUTOCONHECIMENTO, é algo que só você pode aperfeiçoar em si mesmo, porque são peculiaridades particulares de cada um. O que eu preciso aperfeiçoar não é o que você precisa aperfeiçoar, as competências necessárias a profissão que eu quero pode não ser as mesmas da profissão que você quer.

Imagine que essas características são como músculos que para crescerem demandam tempo e dedicação. Não é tarefa simples, devem ser trabalhadas dia-a-dia, de pouquinho a pouquinho. Entenda como o seu cérebro trabalha e vença ele. Aperfeiçoe. Busque o aperfeiçoamento pessoal diário.

Recentemente li o livro “O Poder do hábito”  (clique aqui para comprar este livro) e ele ensina muito sobre o nosso comportamento. Considero ele leitura fundamental para quem está na jornada do auto-conhecimento e quer entender porque fazemos o que fazemos.

Quer duas dicas decisivas para sua vida profissional?

  • Leia livros sobre desenvolvimento pessoal.
  • Colete feedback (de valor)sobre seus pontos fracos e aperfeiçoe-os.

Faça isso um pouquinho todos os dias e verá como você terá evoluído ao final de um ano.

Então é isso pessoal, como eu disse no inicio o objetivo não é te desestimular a cursar uma faculdade, até porque ela ainda é muito importante e essencial para o exercício de muitas funções. Estes são só alguns pontos que após fazer a minha graduação e agora concluindo minha pós-graduação cheguei a OPINIÃO descrita.

A mensagem é FACULDADE NÃO É O MAIS IMPORTANTE para ser BEM SUCEDIDO, ou seja, não são as teorias decoradas em uma sala de aula que te farão um profissional de sucesso. Comece sua graduação com todos esses pontos que eu levantei aqui bem claros na sua mente que te garanto evitar algumas frustrações. 

Assim sendo, te convido a compartilhar comigo, para você hoje:

Vale a pena fazer faculdade?