Pin It
Ciências Contábeis

RECEM FORMADA, E AGORA?

 

NÃO DESISTA DA SUA ÁREA DE FORMAÇÃO. Eu tenho observado que se o profissional não se insere no mercado de sua formação entre os dois primeiros anos de formados, atuar na profissão pode se tornar cada vez mais complicado e a probabilidade de que ele nunca venha a se inserir e as dificuldades para isso aumentam bastante. Por mais que você receba “nãos”, não desista a persistência é a chave do sucesso.

TENHA CLARAMENTE QUAL ÁREA DE ATUAÇÃO VOCÊ PRETENDER ATUAR. Logo que você forma, pode ser que não encontre tanta facilidade para se inserir no mercado e acabe sendo tendenciado a agarrasse a primeira oportunidade que aparecer. Se você não conhece o que gosta pelo menos saiba identificar o que você não gosta. Se você não planejar e traçar o que você quer você pode acabar se deixando levar por alguma proposta que não seja o seu real foco e isso pode te trazer uma frustração precoce com a profissão simplesmente porque você não assumiu a direção da sua carreira.

SAIBA QUE SE COMEÇA É DE BAIXO. Posso falar com maior propriedade sobre a área contábil porque é a minha, mas creio que na maioria das profissões esse quadro não é diferente, o aluno logo quando sai da faculdade é que percebe que na verdade os quatro ou cinco anos de graduação ensinaram muito pouco sobre a prática da carreira que se deseja seguir.

Então saiba ser humilde diante dos colegas veteranos de profissão, eles têm muito a ensinar e você ainda tem muito o que aprender.Saiba que no início se você puder contar com o auxilio e a experiência desses colegas isso irá te ajudar muitooo, saiba absorver deles ao máximo todo conhecimento possível.

Se você pretende montar o seu escritório ou sua clínica, eu se pudesse te dar um conselho seria, espera um pouquinho, trabalhe em parceria com outros colegas de profissão primeiro, pelo menos por pouco tempo pra que você entenda os desafios que terá que vencer no exercício da função e ai sim depois se jogue de cabeça e empreenda. Enquanto passa esse tempo que eu referi aproveite para juntar uma reserva financeira para estruturar o seu negócio.

CRIE UMA ESTRATEGIA PARA ALCANÇAR O PATAMAR QUE VOCÊ SONHA. Todo mundo tem um profissional que te inspirou a desejar alcançar aquele patamar, se você ainda não tem é bom que eleja um. Isso te faz manter inspirado para atingir o seu objeto. Observe quais características esse profissional possui e trabalhe em você o desenvolvimento dessas qualificações, mas sem esquecer de imprimir a sua personalidade e ter o seu diferencial.

Atente-se para o exercício da função que você almeja quais característica são necessárias? Falar inglês? Busque aprender. Ter uma boa desenvoltura para falar em público? Faça um curso de oratória. Entenderam o lance? Monte sua estratégia para alcançar seu sonho.

CUIDE DA SUA IMAGEM PROFISSIONAL. Se você sair da faculdade, mas a faculdade não sair de você as pessoas nunca irão te ver como um profissional confiável. A Primeira coisa que é preciso entender é que no meio profissional a concorrência é grande e o tempo todos somos avaliados.

Vista-se como um profissional, não como um estudante, fale como um profissional tenha cuidado com a sua imagem nas redes sociais. Vale fazer aquele exercício de seu colocar no lugar do outro e avaliar: se você fosse uma empresa ou um cliente, você se contrataria? Busque ser o profissional que você escolheria.