Pin It
Contabilidade,  Faculdade

ESCOLHA PROFISSIONAL |DICAS PARA SABER QUAL CURSO FAZER NA FACULDADE

Nem todo mundo cresce com a convicção de saber qual carreira seguir. Para muitos, assim como foi para mim, esse processo de escolha profissional é lento, demorado e cercado de medos.

Tomar essa decisão é responsabilidade SUA, não tem como correr.

Pensando nisso, para ajudar a você que esta passando pelo processo de escolha profissional selecionei abaixo cinco dicas que podem te ajudar a tomar essa decisão com mais tranquilidade.

Se você preferir ter acesso a esse conteúdo em formato de vídeo clique aqui para ser direcionado para o link no meu canal do Youtube.

Antes de tudo pense em quais são suas aptidões, suas paixões e quais tarefas você perde a noção do tempo em executar.

1) FAÇA TESTES VOCACIONAIS.

Faça testes online, existem uma infinidade de teste gratuitos na internet. Responda as questões de forma honesta. Se, fazendo-os, ainda persistirem as dúvidas procure ajuda de um psicólogo, algum coaching de carreiras. Estes são profissionais que se empenharão em traçar suas áreas de maiores afinidades, interesses e apontar o caminho a seguir.

2) USE SUAS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR

Acompanhe Youtubers  e perfis profissionais no Instagram de pessoas que exercem a profissão que você pretende seguir. Pesquise vlogs da rotina de trabalho e hábitos de estudo de pessoas com a carreira da qual você pretende seguir e se imagina executando-as todos os dias. Caso consiga se imaginar inserida dentro daquele contexto vale dar um pontinho a mais para essa carreira durante a seleção das opções que compõem o seu processo de escolha profissional.

Hoje com a internet onde as pessoas compartilham suas vidas quase que 24horas ficou mais fácil esse contato direto com diversos tipos de profissionais. Não se acanhe, pergunte mais sobre a profissão a essas pessoas elas podem te responder e te dar dicas valiosas sobre a jornada na carreira.

3) FAÇA VISITAS AOS POSTOS DE TRABALHO QUE VOCÊ PRETENDE OCUPAR.

Se você quer ser um farmacêutico e pretende montar uma farmácia, visite uma do seu bairro, converse com um profissional de lá, peça para acompanhar um dia da rotina de trabalho dele.

OBSERVE e ANÁLISE muito. Tente se projetar com aquele futuro. Se você quer ter um escritório contábil ou uma agência de publicidade, visite uma. Em algumas empresas é possível até mesmo organizar visitas técnicas com sua turma de escola.

As pessoas costumam ser abertas a esse tipo de situação, elas já passaram por essa situação e sabem como é difícil a escolha de qual curso fazer na faculdade.

4) CONHEÇA, PESQUISE A GRADE CURRICULAR DO SEU CURSO.

Análise as matérias de maior peso dentro do curso que você pretende cursar. Isto hoje é facilmente encontrado em quase todos os sites de boas faculdades. Analisar as disciplinas que estarão presentes no curso é muito importante afinal muitas delas você verá durante 4 anos e muitas o convívio será para o resto da vida.

5) NÃO TENHA MEDO DE EXPERIMENTAR.

Se você pesquisou bastante e já tem uma ampla perspectiva sobre o mercado em que pretende entrar, NÃO hesite tanto. Encare sua escolha e comece.

Não da pra passar a vida toda no processo de pesquisa, chega um tempo que é preciso assumir nossas escolhas e encarar o medo.

Não deixe que o MEDO te paralise, se der medo vai com medo mesmo.

Se por acaso você não gostar da área que você escolheu inicialmente não há mal nenhum em trocar. TROQUE, isso não é nenhum pecado capital.

A sua escolha errada pode te levar a ter contato com aquela que é realmente a sua paixão e te abrir novos horizontes. Talvez você não se identifique com a área mas aprendeu habilidades que podem ser utilizadas dentro do seu novo campo de trabalho.

CONHECIMENTO NUNCA É PERDIDO.  A vida não para a espera de tomarmos nossas decisões. Boas oportunidades só aparecem quando nos colocamos em movimento.

Não deixe o MEDO te paralisar.