Pin It
Ciências Contábeis,  Contabilidade

EXAME DO CFC 2020.2| DICAS PARA PASSAR NO EXAME DE SUFICIÊNCIA.

Se você não faz ideia de que exame é esse Clique aqui você será redirecionado para um vídeo onde eu conto diversas informações sobre o exame do cfc.

Para você que prefere conteúdos em vídeos clique aqui para obter as informações deste post em formato de vídeo.

Para quem está desesperado, ansioso, M-E-G-A aflito e com M-E-D-O do exame do CFC acompanhe abaixo TOP 5 DICAS PARA PASSAR NA PROVA DO EXAME DE SUFICIÊNCIA, garanto que se você seguir todas elas você será aprovado na prova do CFC.

Ai meu amigo, SORRIA você pode requerer o registro no CRC do seu estado e nunca mais se preocupar com esta bendita prova.

1º) COMECE PELAS MATÉRIAS DE MAIOR DIFICULDADE.

A gente costuma lembrar de cabeça quais são essas disciplinas que perdemos nota e tivemos mais dificuldade para passar não é mesmo?! Se alem de lembrar quais são elas você tem o hábito de guardar as provas passadas ai a coisa fica melhor ainda.

Junte todas as provas e avalie seu desempenho em cada uma delas. Em seguida, selecione os temas e questões em que você teve o pior desempenho e siga a ordem abaixo:

Atenção especial a elas na hora de estudar.

               Faça uma lista por grau de melhores resultados e a partir disso estabeleça um CRONOGRAMA DE ESTUDOS. Quanto pior a sua desenvoltura na matéria maior a prioridade de estudo. Um conselho: comece pelas piores, se não der tempo de estudar tudo ao menos as suas maiores fragilidades você tratou.

2º) ESTUDE RESOLVENDO QUESTÕES.

Nesse tópico quero que você grave uma coisa.

É proibido chutar.

Só responda se realmente chegar na resposta ou se tiver convicção do que você esta fazendo. Deixe o chute para a hora da prova. Momento em que ao se deparar com questão desconhecida você só terá como alternativa chutar ou deixar em branco (mas acho que não preciso te aconselhar a não deixar de marca o gabarito resposta por completo na hora da prova, em HIPÓTESE alguma, né?!).

As questões que você leu e identificou de cara que não sabe, recorra a um material de leitura/estudo e aprenda. Só depois volte para a resolução da questão.

As questões que você pensou que sabia mas na conferência das respostas com o gabarito percebeu que errou, volte a ela, releia, se necessário, recorra ao seu material de estudo: estude, entenda, identifique o engano e então refaça a questão.

Eu, particularmente, percebo que essas questões costumam ser aquelas que acabam se tornando as que eu melhor memorizo e tenho melhor desempenho no futuro. Acabo nunca mais errando questões semelhantes.

3º) CUIDADO PARA NÃO UTILIZAR MATERIAL DE ESTUDO DESATUALIZADO

Nós sabemos que a contabilidade esta em constante atualização dos seus instrumentos normativos.

Certifique-se de usar material CONFIÁVEL E ATUALIZADO  porque o exame do CFC costuma cobrar alterações ocorridas até 90 dias antes da prova. Logo, tenha cuidado na hora de escolher o material, tudo que ninguém quer é estudar errado.

Em média, cerca de 70% dos alunos que fazem a prova são reprovados. CUIDADO para que você não entre para essa estatística.

Por isso vou recomendar para você o curso preparatório para o exame do CFC do professor Mario Jorge. Ele é professor de graduação e pós-graduação no estado de Santa Catarina e desde 2011 prepara alunos de todo o Brasil para o exame do CFC.

Não sei até quando as vagas para esta edição estarão abertas então Clique Aqui e garanta a sua aprovação no exame de suficiência.

Se tem uma pessoa que esta sempre atenta as atualizações contábeis que podem cair no exame do CFC é o professor Aurélio. Deixe com ele essa grande responsabilidade e se concentre no aprendizado e memorização do conteúdo necessário.

4º) SITE: QCONCURSOS.

Por sinal, site que eu uso até hoje se preciso estudar para algum concurso.

Neste portal você consegue ter acesso a todas as provas e gabaritos de TODAS as edições do exame de suficiência.

Uma funcionalidade que eu sou fã do site é que através dele você consegue observar quantas questões caíram na prova separados por disciplina. Ou seja, dá pra saber quantas questões de contabilidade geral e contabilidade de custos caíram na prova da edição de 01/2018 só de bater o olho.

Fazendo essa análise da pra fazer um cronograma eficiente correlacionado as disciplinas que mais caíram com as matérias que eu mais tenho dificuldade e focar naquilo que cai mais e eu preciso estudar mais.

Uma dica que eu dou é sempre olhar os comentários das questões, lá tem sempre ótimas contribuições e o pessoal costuma trazer o desenvolvimento passo-passo do raciocínio para se chegar a resposta correta.

Aaah vale destacar que o QCONCURSOS tem aplicativo, logo, dá pra baixar no celular e usar em qualquer tempinho que sobrar (ônibus, sala de espera do médico, dentista etc)

5º) ESTABELEÇA UMA ROTINA DIÁRIA DE ESTUDO.

A chave do sucesso é a constância. Crie a sua rotina de estudos. Estabeleça quanto tempo você vai reservar para se dedicar (que seja 30mim, 1hora, 2hora…). Mas estude a disciplina vai condicionar o seu cérebro ao estudo.

Eu por exemplo como na minha reta final do curso eu trabalhava determinei que todos os dias eu sairia direto do trabalho para a faculdade e iria para a biblioteca. Estudaria nesse intervalo curto, se conseguisse 30 mim não me importava, o importante é que não passasse um dia se quer sem agregar e revisar conteúdo para meu objetivo maior da época que era: SER APROVADA NO EXAME DO CFC.

Nos fins de semana meu foco era mais intenso, era o período em que eu tinha mais horas. Com isso aproveitava para me dedicar aos conteúdos mais densos, fazia vários resumos e procurava deixar para correria da semana a resolução de questões ou releituras dos resumos.

Bom, é importante entender que não é a quantidade de horas que você estuda que faz a diferença, mas sim a QUALIDADE do estudo. Durante a execução do seu cronograma de estudos, quando você sentar para estudar esteja por inteiro ali, esteja focado, evite distrações. Fique longe do celular, televisão e se possível se desconecte por completo da internet.