Pin It
Ciências Contábeis,  Contabilidade

ESTÁGIO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | DICAS

Se você está entrando na faculdade agora provavelmente está cheio de dúvidas não é mesmo? Pensando nisto fiz esse post com 5 dicas e informações sobre o estágio de ciências contábeis.

Se você preferir também pode consumir este conteúdo no formato de vídeo clicando aqui.

1 MELHOR PERÍODO PARA COMEÇAR A ESTAGIAR?

Essa é uma pergunta muito particular e que depende muito da área em que você pretende atuar. Claro que ainda no inicio do curso muitas vezes não temos muita certeza de qual área exata seguir, mas já temos, pelo menos, alguma noção daquelas que nos familiarizamos mais.

Por exemplo, se você quer seguir a área acadêmica deixe o estágio para últimas etapas. Pegue algumas aulas na rede de ensino público, busque se inserir em projetos de iniciação cientifica, candidate-se para as vagas de monitores, isso já vai te abrir portas depois que formar.

Entretanto, se você quer a área fiscal busque se inserir de imediato no mercado e procure estágios em escritórios, mas seja celetista. Pesquise quais serão as suas reais atribuições do dia-a-dia. Verifique se aquilo realmente te colocará em contato com área agregando conhecimento prático ou se é só um meio que o empregador esta usando para conseguir mão de obra de baixo custo e vai acabar te colocando tarefas administrativas. Como por exemplo atender telefone, catalogar arquivos, tirar xérox, arquivar documentos e etc.

2 COMO FUNCIONA O ESTÁGIO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS?

O estágio obrigatório na área contábil não é segregado como em algumas áreas que você precisa cumprir X carga horária em uma atividade X carga horária em outra atividade. Como em cursos da saúde que em alguns vocês precisa cumprir uma parte da carga horária em áreas de saúde publica outros em clinicas etc. Necessariamente para ser aceito em cumprimento a exigência curricular a instituição em que você realizará o estagio precisa ter um convenio firmado com a sua faculdade e as atividades que você realizará estejam relacionadas com a área contábil.

Se você não sonha em seguir a carreira bancária evite fazer estágio em “como posso te ajudar”, por exemplo, esse tipo de atividade te coloca-ra em pouco contato com área e você acabará se formando sem adquirir nenhuma experiência pratica, isso pode não te favorecer quando você estiver participando de alguma seleção de emprego após formada. Normalmente os estágios são de 30hrs semanais que você cumpre 6hrs diárias ou 20 hrs semanais sendo 4 horas diárias.

3 EXISTE REMUNERAÇÃO NO ESTÁGIO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS?

Na área contábil encontramos estágios remunerados e não remunerados. Normalmente os não remunerados os empregadores costumam oferecer apenas o vale-transporte. Já os remunerados, que são aqueles em que o aluno recebe o denominado bolsa estágio as ofertas variam, tem oportunidades em que o auxilio é de um salário mínimo, em outras o empregador oferece o valor proporcional as horas trabalhadas em cima do salário mínimo ou sobre o mínimo comercial da região. Os que possuem melhores ofertas de remuneração nas cidades do interior, são os oferecidos por órgãos públicos e bancos.

4 -HÁ POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO NA EMPRESA ATRAVÉS DO ESTÁGIO?

Muitas empresas hoje em dia utilizam o estagio como ferramenta de seleção de novos profissionais. Já que no estagio o empregador tem a possibilidade de alem de compartilhar conhecimento pratico com o profissional identificar aqueles estagiários que se destacam e estão em conformidade com as políticas e perfis profissionais que a empresa busca. No meu caso por exemplo,entrei no escritório com o contrato de estagio para 6 meses, após dois meses de estágio o meu superior me convidou a efetivar na empresa.

5 –JÁ TRABALHO, POSSO PEDIR DISPENSA DO ESTÁGIO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS?

As atividades práticas, para os alunos que trabalhem na área ou correlata, podem ser realizadas no próprio ambiente de trabalho, desde que sejam comprovadas por declaração em papel timbrado da empresa ou órgão público, personificada e com as discriminações do cargo ou função exercida, responsabilidades e atividades desenvolvidas, devidamente assinadas pelo superior do departamento ou seção ou equivalente, ou no caso do aluno que seja empresário, por um dos sócios.