Pin It
Faculdade

DICAS | COMO FAZER O TCC MAIS RÁPIDO

Final de curso é sempre o mesmo desespero e a mesma correria. Há pouco tempo passei por isso para conclusão do meu curso de pós-graduação e sei o terror vivido nesta fase. Por isso reuni neste artigo algumas dicas para agilizar e facilitar esse processo.

1) LEITURA “RESUMO-CONCLUSÃO”

Você não precisa ler um livro inteiro para utilizá-lo no seu trabalho. Até porque, você provavelmente não terá tempo hábil para fazer isso com todo o referencial teórico reunido para a elaboração do seu TCC.

Então a primeira dica é foque nas partes que se enquadram no tema do seu trabalho, no seu objetivo.

Leia:

RESUMO-CONCLUSÃO

Para compor o referencial teórico dos meus trabalhos, inicialmente leio apenas o resumo e a conclusão dos artigos, capítulos de livros, teses etc. Faço isso para ganhar tempo e selecionar as referencias bibliográficas  que realmente possuem relação ao meu tema.

Porque faço isso? Simples.

No resumo consigo identificar o espaço no tempo em que o trabalho foi aplicado, a amostra, os objetivos gerais e especifico. Nas considerações encontro as inferências ou conclusões que autor obteve com a realização do estudo.

Se eu achar interessante e constatar que o trabalho possui relação com o tema que eu desejo trabalhar me dedico a entender o trabalho como um todo.

2) REFERÊNCIAS DO REFERENCIAL TEÓRICO

Estude as referências bibliográficas dos matérias que compõem o seu referencial teórico.

Quando pegamos o referencial teórico dos artigos que selecionamos para nossa pesquisa encontramos ali vários autores citados no trabalho. Vá atrás desses matérias.

Leias os artigos que os autores apresentaram nas referências bibliográficas. Se elas ajudaram a compor um trabalho que possui relação com o seu, muito provavelmente, elas podem agregar a sua pesquisa também. Assim você também evita aquelas citações de citações, sabe!?(quando um autor cita uma ideia citada por um outro autor)

Eu particularmente não gosto de usar esse tipo de referência. Acho que torna o trabalho menos profissional. Só cito em último caso mesmo. Na hipótese de eu não encontrar de jeito nenhum a obra original e o comentário for extremamente relevante para o meu tema.

3) CRIE UM DOCUMENTO “LIXO”

Abra um documento em branco do Word e deposite lá TODAS as suas referencias bibliográficas no momento em que você retirou as citações, principalmente citações indiretas.

Preocupe-se em montar as suas referências bibliográficas desde o início. Não precisa se ligar as regras de formatação e formas de apresentação dessa sessão se você ainda não estudou as regras da ABNT e/ou o manual da sua instituição.

Por enquanto, já basta preocupar-se em manter uma lista de tudo que você inserir no seu trabalho.

No final do TCC você terá uma infinidade de apanhados teóricos. Ir atrás vasculhando um por um para procurar de onde você retirou aquela ideia vai te tomar muito tempo. Lembrando que se for citação indireta identificar a origem pode ser ainda mais difícil.  😐

O risco de acabar indo algum trecho de outro autor sem as devidas referências  é grande. Evite correr o risco de acabar cometendo plágio(mesmo sem intenção) e acabar sendo reprovado.

4) VERIFIQUE SE HÁ PLÁGIO

C-L-A-R-O que ninguém quer ter a infelicidade de ver todo o seu sonho ir por água abaixo com a reprovação do TCC por PLÁGIO.

Além disso plágio é crime e acima de tudo é muito feio se apropriar do trabalho, do esforço e das ideias de outra pessoa sem dar os devidos créditos. Mas com a pressão e a correria do trabalho de conclusão de curso sei que acidentes e distrações acontecem.

Por isso, tenho uma dica de amiga.

Vou recomendar para você uma ferramenta gratuita que muitos professores utilizam para identificar a presença de plágio em uma obra.

Gravem esse nome e baixem esse software que é GRATUITO e é anti-plágio.

COPYSPIDER

Não custa passar o seu trabalho para dar um checadinha, né?! Vai que você encontra uma misera partezinha que você esqueceu de fazer as devidas referências. rsrsrs

5) TCC SEM DRAMA

Ultima mas não menos importante é uma descoberta que fiz recentemente de um treinamento ministrado pelo Professor Amilton Quintela.

O professor é F-E-R-A. Ele praticamente pega na sua mão e te ensina passo a passo para transformar o bicho de sete cabeça chamado TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, vulgo TCC, em um gatinho manhoso. 😀

O professor  Amilton já ajudou a mais de 8.000 mil alunos a serem elogiados pelo desempenho e aprovados com excelentes notas.

Nas faculdades tradicionais a demanda de orientação dos professores normalmente é muito grande. Há professores que chegam a pegar orientação com 20, 30 alunos. Ainda existem aqueles que possuem outras atividades profissionais além de professor e muitos também trabalham em mais de uma faculdade. Chega a quase ser desumano, não é mesmo?!

Vai por mim. Fazer um treinamento com a riqueza de conteúdo e qualidade do curso TCC sem drama te possibilitará entender tudo o que você precisa para fazer o seu TCC sem enlouquecer e em tempo record. Apesar que isso fica muito FÁCIL pois no treinamento o professor ensina todas as técnicas necessária e os erros que você não pode cometer nesta missão. Te ajudando desde o início na fase de escolha do tema até a apresentação para a banca examinadora.

Claro que esse treinamento não é para todo mundo. Ele é destinado para quem está sem tempo pra perder e precisa de um caminho, um passo a passo mesmo bem simplificado para seguir.

Por exemplo, se você trabalha e tem duas horas apenas por dia para se dedicar ao desenvolvimento do TCC. Você NÃO pode perder horas e mais horas indo atrás das extensas informações que são necessárias. Para isso o Professor Amilton filtra quais são os pontos que você deve realmente estudar e executar.

Para ter acesso ao treinamento e GANHAR mais 12 BÔNUS clique no botão abaixo.